CAMINHOS DA ESCOLA E DA DOCÊNCIA QUILOMBOLA EM PINHÕES
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Resumo
Este artigo discute a agência da comunidade quilombola de Pinhões na conquista de uma escola no quilombo a partir de uma pesquisa de mestrado concluída em 2020, em que foram entrevistadas mulheres da comunidade cujas práticas sociais constituem a territorialidade quilombola naquele lugar. Nos relatos que rememoram momentos da vida pessoal das entrevistadas emergiram as narrativas sobre uma prática social inusitada: a docência no quilombo. Seguindo a trilha aberta pelas memórias dessas mulheres reconstituimos os caminhos que levaram à conquista da escola, evidenciando as estratégias para o acesso ao direito e os fluxos que demarcam a entrada e a saída das professoras do quilombo na prática docente. O artigo está organizado em quatro partes contendo a introdução, as trilhas que compõem a escola do quilombo, as professoras do quilombo cujas memórias nos permitiram acessar uma genealogia da escola do quilombo e como se transfigurou na escola no quilombo. Por fim, trazemos considerações a respeito da educação na agência coletiva quilombola.
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