CAMINHOS DA ESCOLA E DA DOCÊNCIA QUILOMBOLA EM PINHÕES

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Shirley Aparecida de Miranda
Debora Rodrigues Azevedo
Andréia Martins Cunha

Resumo

Este artigo discute a agência da comunidade quilombola de Pinhões na conquista de uma escola no quilombo a partir de uma pesquisa de mestrado concluída em 2020, em que foram entrevistadas mulheres da comunidade cujas práticas sociais constituem a territorialidade quilombola naquele lugar. Nos relatos que rememoram momentos da vida pessoal das entrevistadas emergiram as narrativas sobre uma prática social inusitada: a docência no quilombo. Seguindo a trilha aberta pelas memórias dessas mulheres reconstituimos os caminhos que levaram à conquista da escola, evidenciando as estratégias para o acesso ao direito e os fluxos que demarcam a entrada e a saída das professoras do quilombo na prática docente. O artigo está organizado em quatro partes contendo a introdução, as trilhas que compõem a escola do quilombo, as professoras do quilombo cujas memórias nos permitiram acessar uma genealogia da escola do quilombo e como se transfigurou na escola no quilombo. Por fim, trazemos considerações a respeito da educação na agência coletiva quilombola.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miranda, S. A. de, Azevedo, D. R., & Cunha, A. M. (2025). CAMINHOS DA ESCOLA E DA DOCÊNCIA QUILOMBOLA EM PINHÕES. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 130–154. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1945
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS
Biografia do Autor

Debora Rodrigues Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

 Educadora Quilombola. Doutoranda e Mestre (2020) em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Comunicação Social. Integrante da equipe de docentes do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas (NERA), da UFMG. Pesquisadora no campo das Relações Étnico-raciais e Quilombos

Andréia Martins Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutora (2018-2022) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FAE/UFMG. Mestra em Educação Escolar e Profissão Docente - PUC/MG. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004). Professora da Educação Básica da rede municipal de educação de Belo Horizonte. Integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-raciais (CNPQ) e Ações Afirmativas, da Universidade Federal de Minas Gerais e a equipe de pesquisadores do Programa Ações Afirmativas na UFMG