DIÁSPORAS, ARTES E CONHECIMENTOS: FORMAÇÃO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR KILOMBOLA PARA PROFESSORAS/ES-ARTISTAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentamos o percurso formativo em Diásporas, Performatividades e Conhecimentos Quilombolas no curso de formação docente Afirmando Direitos: Educação Escolar Quilombola, ofertado a profissionais da educação e membros de comunidades quilombolas de MG, em 2018. Discutimos os quilombos na perspectiva da produção e transmissão de conhecimentos (intergeracional, performatividade política no cotidiano e no tempo da festa). Na perspectiva da contra-colonização dos currículos, da gestão e de toda arquitetura escolar expressa nas maneiras de organização dos corpos, dos tempos e dos espaços de aprendizagem. Atuando como professores/artistas por meio do canto, da brincadeira, da poesia, da dança, oralidade da palavra enquanto som, imagem e narrativa; um caminho das artes como conhecimento em contraposição à visão colonizadora dos saberes científicos e escolarizados. Incidindo na organização da escola e seu processo de escolarização considerando os espaços de aprendizagem e as dinâmicas de educação nas comunidades.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).