DIÁSPORAS, ARTES E CONHECIMENTOS: FORMAÇÃO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR KILOMBOLA PARA PROFESSORAS/ES-ARTISTAS

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Wagner Leite Viana
Janaina Barros Silva Viana
Gilberto Amâncio de Almeida
Gilmara Silva Souza
Evandro Passos

Resumo

Apresentamos o percurso formativo em Diásporas, Performatividades e Conhecimentos Quilombolas no curso de formação docente Afirmando Direitos: Educação Escolar Quilombola, ofertado a profissionais da educação e membros de comunidades quilombolas de MG, em 2018. Discutimos os quilombos na perspectiva da produção e transmissão de conhecimentos (intergeracional, performatividade política no cotidiano e no tempo da festa). Na perspectiva da contra-colonização dos currículos, da gestão e de toda arquitetura escolar expressa nas maneiras de organização dos corpos, dos tempos e dos espaços de aprendizagem. Atuando como professores/artistas por meio do canto, da brincadeira, da poesia, da dança, oralidade da palavra enquanto som, imagem e narrativa; um caminho das artes como conhecimento em contraposição à visão colonizadora dos saberes científicos e escolarizados. Incidindo na organização da escola e seu processo de escolarização considerando os espaços de aprendizagem e as dinâmicas de educação nas comunidades.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Leite Viana, W., Barros Silva Viana, J., Amâncio de Almeida, G., Silva Souza, G., & Passos, E. (2025). DIÁSPORAS, ARTES E CONHECIMENTOS: : FORMAÇÃO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR KILOMBOLA PARA PROFESSORAS/ES-ARTISTAS . Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 313–343. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1961
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS
Biografia do Autor

Janaina Barros Silva Viana, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Plásticas, Belo Horizonte, MG, Brasil

Artista visual. Doutorado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisa sobre arte contemporânea brasileira de autoria negra.

Gilberto Amâncio de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais - Curso de Teatro do Departamento de Artes Cênicas - Belo Horizonte - MG, Brasil

Artista e Educador. Professor na Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa Ciberterreiro na FAE junto com a prof ª Shirley Miranda. 2021 - é convidado para ser tutor da Residência  do Programa de Pesquisa em Arte e Cultura do BDMG Cultural.

Gilmara Silva Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação , Programa Ações Afirmativas, Belo Horizonte, MG, Brasil

Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG, Pesquisadora e formadora em Educação Interseccional Antirracista e Quilombola. Colaboradora em estudos e atividades de Formação Docente em Educação das Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola no Programa Ações Afirmativas na UFMG e no Observatório da Educação Escolar Indígena e Quilombola - OBEDUC/ UFMG.

Evandro Passos, Universidade Federal da Bahia , Escola de Dança, Departamento de Dança, Salvador, BA, Brasil

Mestre em Artes Cênicas pela Unesp. Pós-graduado em estudos afro-brasileiros pela PUC/Minas. Graduado em Comunicação Social pela UFMG. Bolsista FORD 2009. Pesquisador em Danças de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras.