EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM SERGIPE ENTRELAÇANDO DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES E DADOS DO CENSO ESCOLAR

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Edinéia Tavares Lopes
Lívia Jéssica Messias de Almeida
Jéssica Araujo dos Santos
Maílson Acácio dos Santos Melo
Magno de Oliveira Barros
Daniela Barreto do Sacramento

Resumo

Este artigo objetiva tecer reflexões sobre a realidade da Educação Escolar Quilombola em Sergipe a partir dos dados do Censo Escolar em diálogo com as demandas apresentadas pelas comunidades quilombolas sergipanas. Adota a abordagem qualitativa, fundamentada na investigação-ação participativa (IAP). Os dados anunciam/denunciam, dentre outros: a situação emblemática do cadastro no Censo Escolar; o fechamento de escolas; a carência de ampliação dos anos e etapas da Educação Básica; não efetivação das DCNEEQ e a ausência de formação inicial das(os) professoras(es). O cenário descrito revela um longo caminho a ser percorrido para efetivação das DCNEEQ e evidencia diversas insurgências das comunidades quilombolas com resultados importantes para o fortalecimento das suas escolas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lopes, E. T., Messias de Almeida, L. J., Araujo dos Santos, J., Acácio dos Santos Melo , M., de Oliveira Barros, M., & Barreto do Sacramento, D. (2025). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM SERGIPE: ENTRELAÇANDO DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES E DADOS DO CENSO ESCOLAR. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 235–264. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1982
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS