EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM SERGIPE ENTRELAÇANDO DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES E DADOS DO CENSO ESCOLAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva tecer reflexões sobre a realidade da Educação Escolar Quilombola em Sergipe a partir dos dados do Censo Escolar em diálogo com as demandas apresentadas pelas comunidades quilombolas sergipanas. Adota a abordagem qualitativa, fundamentada na investigação-ação participativa (IAP). Os dados anunciam/denunciam, dentre outros: a situação emblemática do cadastro no Censo Escolar; o fechamento de escolas; a carência de ampliação dos anos e etapas da Educação Básica; não efetivação das DCNEEQ e a ausência de formação inicial das(os) professoras(es). O cenário descrito revela um longo caminho a ser percorrido para efetivação das DCNEEQ e evidencia diversas insurgências das comunidades quilombolas com resultados importantes para o fortalecimento das suas escolas.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).