LITERATURA INFANTIL QUILOMBOLA UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

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Gessiane Ambrosio Nazario
Lucimar Rosa Dias

Resumo

Este ensaio tem por objetivo discorrer sobre a articulação entre a produção literária dirigida às crianças e a produção dos povos quilombolas. Trata-se de ampliar a discussão do papel da literatura infantil e a correlação com os sujeitos, neste caso, o sujeito quilombola. Em diálogo com Costa, Pereira e Dias (2022), Debus (2021), Araújo, Dias (2019) que vêm discutindo a literatura infantil e as relações étnico-raciais, estamos nos propondo a tratar da que intitulamos Literatura Infantil Quilombola. Nesse sentido, buscamos referenciar que tipo de literatura é esta, como vem sendo produzida e quem a está produzindo. O estudo inicial indica que ainda são poucos os títulos que podem ser considerados como parte desta categoria, porém eles são de fundamental importância e se coadunam com a perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (2012).

Detalhes do artigo

Como Citar
Ambrosio Nazario, G., & Rosa Dias, L. (2025). LITERATURA INFANTIL QUILOMBOLA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 112–129. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/2164
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS
Biografia do Autor

Gessiane Ambrosio Nazario, Prefeitura de Armação dos Búzios, RJ, Brasil/Professora nas séries iniciais do Ensino Fundamental I

Doutora em Educação (UFRJ); Mestre em sociologia (UFF), Graduação em Pedagogia (UFF), Professora efetiva na Rede Municipal em Armação dos Búzios. Membra fundadora do Coletivo de Educação da Conaq