LITERATURA INFANTIL QUILOMBOLA UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este ensaio tem por objetivo discorrer sobre a articulação entre a produção literária dirigida às crianças e a produção dos povos quilombolas. Trata-se de ampliar a discussão do papel da literatura infantil e a correlação com os sujeitos, neste caso, o sujeito quilombola. Em diálogo com Costa, Pereira e Dias (2022), Debus (2021), Araújo, Dias (2019) que vêm discutindo a literatura infantil e as relações étnico-raciais, estamos nos propondo a tratar da que intitulamos Literatura Infantil Quilombola. Nesse sentido, buscamos referenciar que tipo de literatura é esta, como vem sendo produzida e quem a está produzindo. O estudo inicial indica que ainda são poucos os títulos que podem ser considerados como parte desta categoria, porém eles são de fundamental importância e se coadunam com a perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (2012).
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).