APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS” VOLUME 1: CURRÍCULO, ESTRATÉGIAS POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLA QUILOMBOLA.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este Dossiê é fruto de pesquisas e trabalhos realizados por pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do país sobre o tema quilombos, com especial atenção à educação neste primeiro volume. A presente obra leva o nome da área científica de Estudos de Quilombos, da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores Negros/as. Optamos por manter o nome da área neste Dossiê por entendermos que ele sintetiza o cerne das pesquisas e estudos desenvolvidos a partir dos inúmeros territórios quilombolas no Brasil. A publicação também é especial por ser a primeira da área científica da ABPN sobre pesquisas na temática quilombola.
Detalhes do artigo
Como Citar
Maria da Silva, G., & Ambrosio Nazario, G. (2025). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS”: VOLUME 1: CURRÍCULO, ESTRATÉGIAS POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLA QUILOMBOLA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 1–15. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/2176
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).