A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO BRASILEIRO

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Delton Aparecido Felipe

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar como a população negra foi inserida no projeto nacional de educação no final do século XIX e início do século XX. Utiliza-se para isso, o eixo explicativo dos Estudos Culturais, somado às teorizações foucaultianas. Argumenta-se que na formação do Estado moderno brasileiro, houve uma série de dispositivos de marginalização da população negra como as políticas de branqueamento, o mito da democracia racial e os discursos sobre a miscigenação. Apesar dessas marginalizações, houve uma série de denúncias feitas pelos movimentos negros a estes processos de exclusão. Neste contexto de resistência a uma identidade nacional eurocêntrica, a educação escolar passou a ser vista pelos negros e pelas negras como um espaço essencial para a inclusão de suas caraterísticas culturais e políticas na identidade nacional.

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Como Citar
Felipe, D. A. (2015). A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO BRASILEIRO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 7(17), 322–342. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/84
Seção
Artigos