ESCOLA DE ARTE ESCULTURAL: A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DO TERREIRO PAI XANGÔ DAS CACHOEIRAS NA PERSPECTIVA DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL
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Resumo
Esse trabalho leva em consideração os estudos e discussões a respeito das Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem em EPT em espaços Formais e Não-Formais de Educação realizados no âmbito da disciplina Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizageme visa estabelecer reflexões acerca do trabalho educativo como um dos princípios e fundamentos da vida no Terreiro Pai Xangô das Cachoeiras, localizado no Munícipio da Barra, Território de Identidade Velho Chico, Bahia, e também do trabalho pedagógico realizado na escola/oficina dessa casa religiosa na perspectiva da educação técnica e profissional. Destacamos que o processo de ensino e aprendizagem são realizados num contexto extraescolar pois a escola/oficina ou de arte está localizada dentro do território do terreiro sem nenhuma vinculação com os sistemas municipal, estadual ou federal de ensino, o que nos possibilita valer-se dos conceitos e estudos a acerca da Educação Formal e Não-Formal para a produção desse trabalho. Utilizamos também de um conjunto de normativos e estudos que caracterizam e fundamentam o entendimento sobre Povos e Comunidades Tradicionais e de modo específico o segmento de Povos de terreiros.Realizou-se uma pesquisa bibliográfico-documental para sistematizar a história do terreiro, das lideranças religiosas envolvidas diretamente nos processos de ensino e aprendizagem realizados na escola-oficina. Além disso, por fim, buscou-se compreender e estabelecer a relação do trabalho educativo realizado no Terreiro com a EPT e os espaços Não Formais de Educação.
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