RELIGIÃO E EDUCAÇÃO BREVE ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR QUILOMBOLA NA ESCOLA GRAÚNA

Conteúdo do artigo principal

Bethânia Cypriano da Silva
Lucas da Silva Machado

Resumo

Propomos com esse texto mostrar os desafios da implementação do currículo escolar quilombola em uma escola pública estadual localizada em um território de remanescentes de quilombo no município de Itapemirim, sul do Estado do Espírito Santo. Pretende-se analisar quais os impactos da religião na implementação de um currículo específico para a modalidade quilombola em uma escola que durante anos, utilizou o currículo nacional comum para construção de suas práticas pedagógicas. Haja vista que a escola em questão se insere no cenário quilombola, entende-se a necessidade de ter suas práticas metodológicas e suas filosofias diferenciadas com a implementação de um ensino que atenda as demandas do Currículo do Estado do Espírito Santo, mas que também, preserve as especificidades da comunidade de modo a resgatar suas ancestralidades, as memórias coletivas, suas práticas culturais, os festejos e o pertencimento ao território. Buscaremos analisar quais as dificuldades e desafios na implementação da Nova Organização Curricular Quilombola quando esta entra em diálogo com as religiões existentes na comunidade escolar.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cypriano da Silva, B., & da Silva Machado, L. (2025). RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: BREVE ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR QUILOMBOLA NA ESCOLA GRAÚNA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 70–89. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1937
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS