RELIGIÃO E EDUCAÇÃO BREVE ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR QUILOMBOLA NA ESCOLA GRAÚNA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Propomos com esse texto mostrar os desafios da implementação do currículo escolar quilombola em uma escola pública estadual localizada em um território de remanescentes de quilombo no município de Itapemirim, sul do Estado do Espírito Santo. Pretende-se analisar quais os impactos da religião na implementação de um currículo específico para a modalidade quilombola em uma escola que durante anos, utilizou o currículo nacional comum para construção de suas práticas pedagógicas. Haja vista que a escola em questão se insere no cenário quilombola, entende-se a necessidade de ter suas práticas metodológicas e suas filosofias diferenciadas com a implementação de um ensino que atenda as demandas do Currículo do Estado do Espírito Santo, mas que também, preserve as especificidades da comunidade de modo a resgatar suas ancestralidades, as memórias coletivas, suas práticas culturais, os festejos e o pertencimento ao território. Buscaremos analisar quais as dificuldades e desafios na implementação da Nova Organização Curricular Quilombola quando esta entra em diálogo com as religiões existentes na comunidade escolar.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).