CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: QUILOMBO, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO AFROCENTRADA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A proposta deste texto é apresentar os resultados de um projeto de Extensão intitulado: “Era uma vez no Quilombo: contação de histórias, jogos e brincadeiras afrocentradas”. O objetivo da ação foi realizar atividades de contação de histórias, de jogos e práticas de brincadeiras afrocentradas com cerca de 35 crianças (entre 04 e 10 anos) da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola municipal, localizada dentro de uma comunidade quilombola. O trabalho foi desenvolvido na perspectiva do Letramento Racial. Contribuindo para a construção de identidades negras e quilombolas positivas, a partir de temas como relações étnico-raciais, de gênero, diversidade, inclusão, respeito às diferenças, dentre outros. Além de ir ao encontro de objetivos legais e de diretrizes educacionais vigentes. Criando espaços de reconhecimento e valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e especialmente quilombola.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).