AFROCÊNICA: POÉTICAS DE CENAS PRETAS

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Tássio Ferreira

Resumo

O presente trabalho reflete sobre a criação de um conceito acerca da observação de novas poéticas africanas e afrodiaspóricas da cena teatral contemporânea. Para isto, relacionamos o referido conceito a uma proposta metodológica de ensino das artes, intitulada Pedagogia da Circularidade. Esta diretriz considera a cognição de qualquer processo por uma perspectiva descolonizada, compreendendo o indivíduo integralizado no processo, como proponente direto de ações e partilhas de conhecimento, desierarquizando o saber e a produção artística. Nestas reflexões agrupamos algumas estratégias de criação, com exemplos claros, especificamente na produção de três grupos: Grupo Elinga-Teatro (1988, Luanda, Angola), Bando de Teatro Olodum (1990, Salvador, Bahia, Brasil) e NATA (1998, Alagoinhas, Bahia, Brasil). De modo que, trançaremos esta pesquisa com o conceito de campo expandido de Illena Diéguez (2014).

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Como Citar
Ferreira, T. (2019). AFROCÊNICA: POÉTICAS DE CENAS PRETAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(27), 86–112. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/666
Seção
Dossiê Temático