The Journal of ABPN is a free and open-access journal, published quarterly by the Black Brazilian Researchers Association, in an electronic version, available at: http://abpnrevista.org.br/revista. Its main objective is to give visibility to discussions on race relations from the production of black researchers and intellectuals, as well as from others committed to promoting racial equity and knowledge about Africa and African Diasporas, nationally and internationally. It has as a target audience researchers and the academic community in general, members of organizations and institutions working on racial issues, people interested in the debate about race relations.

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO "NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE! EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS DA AFRODIÁSPORA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS"

2024-09-23

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE! EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS DA AFRODIÁSPORA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS

Sobre o Dossiê Temático 

Visa reunir e divulgar estudos sobre a relação educação e preservação das culturas afrodiaspóricas no Brasil, América Latina e Caribe, que privilegiam abordagens epistemológicas inter/transdisdisciplinar, contra hegemônica e afrorreferenciada, em que o legado africano assume precondição para a produção e desenvolvimento de conhecimento, dentro e fora da academia. 

 

Objetivos 

Reunir estudos advindos de autores/as brasileiros/as, latinoamericanos/as e caribenhos/as que conribuam no aprofundamento teórico e metodológico visando novas epistemoligias sobre a temática da preservação cultural na perspectiva de uma educação para as relações étnico-raciais, a partir do protagonismo negro africano. Trata-se de uma coletânea proposta pela área científica Memória & Patrimônio da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) em articulação com a Associação de Pesquisadores Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (AINALC), de forma estimular o desenvolvimento de uma consciência preservacionista sustentável no sentido de garantir o direito à memória e ao pleno exercício da cidadania às comunidades negras da afrodiáspora intérpretes dos próprios patrimônios, importantes elementos de fortalecimento de suas identidades culturais. 

Reconhecer e valorizar as referências culturais derivadas da afrodiáspora como patrimônio cultural exige o compromisso com um olhar crítico do ponto de vista político e ideológico com dimensão pedagógica.  

Vol. 18 No. 46 (2024): Revista da ABPN | Abril 2024 | DOSSIÊ TEMÁTICO Patrimônio e educação na diáspora africana: desafios estruturais e pedagógicos da educação das relações étnico-raciais

Revista da ABPN | EDIÇÃO ABRIL 2024 v. 18 n. 45 (2024)

Olá! A nova edição da Revista ABPN |  Março - Abril 2024 | Dossiê Temático aborda de forma multifacetada a produção contêmporea sobre patrimônio e educação e seus desafios.

A publicação conta com o Conselho Editorial formado por: Paulo Vinicius Baptista Silva (UFPR), Delton Aparecido Felipe (UEM/PR), Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (PUC/PR e NEAB/UFPR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Alan Alves Brito (UFRGS)Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Irineia Lina Cesario (UCB/Brasília), Luciane Ribeiro Dias Gonçalves ( UFU) , Túlio Henrique Pereira (URCA/CE). Elaboração da CAPA: Yure Gonçalves da Silva (UFPE) 

Agradecimentos e reconhecimentos para toda equipe organizadora, a equipe de  pareceristas e às autoras e autores dos artigos que seguem por levar a termo tarefa de tamanha importância para a ABPN. Reforçando a relevância do sentido de comunidade tão caro para as culturas ancestrais, segue aqui o resultado da atuação de intelectuais da comunidade acadêmica negra contemporânea em sua potência criativa e perspicácia.


Boa leitura!

O presente dossiê pretende reunir artigos que resultem de estudos que tratem dos desafios  estruturais e pedagógicos na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) sobretudo  que estejam em diálogo com reflexões sobre patrimônio da diáspora africana em  diferentes campos de conhecimento como as ciências exatas, ciências da natureza,  ciências humanas, as tecnologias e as artes. Pretende-se, dessa forma, apresentar um  panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos  de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as  experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios  quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas  educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a  ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e  da ancestralidade na produção do conhecimento.

Published: 2024-07-06

AFRO-DIASPORIC RELATIONSHIPS BETWEEN BANTU LANGUAGES AND TRADITIONS

RESISTANCE AS A SYMBOL

Débora Cristina de Araujo, Cesario Lopes Manuel Nunes Lino, Vitor Amorim dos Reis

COMMUNITY EDUCATION AS A PEDAGOGICAL ALTERNATIVE FOR VALUING MAZAGAN'S BLACK CULTURE

ANGLESON PANTOJA PINHEIRO, Piedade Lino Videira, Esmeraldina dos Santos, Enilton Ferreira Vieira

PROJETO MÚSICA E ARTE AFROCENTRADA:

DIFUNDINDO AS TRAJETÓRIAS DE MESTRAS E MESTRES DA CULTURA PERNAMBUCANA.

ELIZAMA PEREIRA MESSIAS, Maria Lúcia Gomes dos Prazeres , Maria Da Conceição dos Reis , Clayton Marcio Hermes Pereira , Evelyn Carolina Lima de Santana

ANTI-RACIST SCHOOL PHYSICAL EDUCATION:

TEACHING ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL

Iury Crislano de Castro Silva, Laiza Maria Freitas Almeida , Lucas Luan de Brito Cordeiro, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto
View All Issues

Indexators

Latindex

Capes – Portal de Periódicos/Qualis (Brasil)

REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (Espanha)

Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brasil)

INTERNATIONAL INSTITUTE OF ORGANIZED RESEARCH (I2OR)

Google Scholar

MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals

Elektronische Zeitschriftenbibliothek

European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH Plus)