A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO "NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE! EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS DA AFRODIÁSPORA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS"

2024-09-23

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE! EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS DA AFRODIÁSPORA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS

Sobre o Dossiê Temático 

Visa reunir e divulgar estudos sobre a relação educação e preservação das culturas afrodiaspóricas no Brasil, América Latina e Caribe, que privilegiam abordagens epistemológicas inter/transdisdisciplinar, contra hegemônica e afrorreferenciada, em que o legado africano assume precondição para a produção e desenvolvimento de conhecimento, dentro e fora da academia. 

 

Objetivos 

Reunir estudos advindos de autores/as brasileiros/as, latinoamericanos/as e caribenhos/as que conribuam no aprofundamento teórico e metodológico visando novas epistemoligias sobre a temática da preservação cultural na perspectiva de uma educação para as relações étnico-raciais, a partir do protagonismo negro africano. Trata-se de uma coletânea proposta pela área científica Memória & Patrimônio da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) em articulação com a Associação de Pesquisadores Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (AINALC), de forma estimular o desenvolvimento de uma consciência preservacionista sustentável no sentido de garantir o direito à memória e ao pleno exercício da cidadania às comunidades negras da afrodiáspora intérpretes dos próprios patrimônios, importantes elementos de fortalecimento de suas identidades culturais. 

Reconhecer e valorizar as referências culturais derivadas da afrodiáspora como patrimônio cultural exige o compromisso com um olhar crítico do ponto de vista político e ideológico com dimensão pedagógica.  

v. 19 n. 47 (2025): REVISTA ABPN | JULHO - AGOSTO 2025 | DOSSIÊ TEMÁTICO - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS |

Revista da ABPN | EDIÇÃO JULHO - AGOSTO 2025
v. 19 n. 47 (2025)

Prezadas leitoras, prezados leitores,

É com grande satisfação que apresentamos o dossiê “Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios” – Volume 1: Currículo, estratégias políticas e práticas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola. Ao longo destes artigos, você encontrará reflexões profundas e experiências concretas sobre currículo, formação docente, práticas pedagógicas e a luta por direitos territoriais e educacionais. Os textos reunidos evidenciam a potência dos saberes quilombolas e a importância de uma educação que valorize identidades, memórias e modos de vida ancestrais, tensionando estruturas racistas e propondo caminhos contra-coloniais para a escola brasileira.

Agradecemos imensamente a todas e todos que tornaram esta publicação possível – em especial à equipe editorial da Revista ABPN, que acolheu e apoiou este projeto, e à coordenação do dossiê, liderada por Givania Maria da Silva (ABPN e CONAQ) e Gessiane Ambrosio Nazario (CONAQ), pelo compromisso e dedicação na organização e curadoria dos trabalhos. Agradecemos também ao nosso Conselho Editorial – composto pela editora-chefe  Renata de Melo Rosa (Instituto Maria Quitéria), e pelos demais membros do comitê editorial: Delton Aparecido Felipe (UEM/PR)Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (PR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Túlio Henrique Pereira (URCA/CE) e Priscila de Oliveira Xavier Scudder (UFPR) – pelo rigor e dedicação na avaliação e seleção dos trabalhos. Um agradecimento especial também a Yure Gonçalves da Silva (UFPE) pela elaboração da capa, que expressa visualmente a potência dos saberes quilombolas.

Que esta leitura inspire ações, pesquisas e políticas que fortaleçam a educação como ferramenta de emancipação e justiça. Convidamos todas e todos à leitura!

Equipe Editorial da Revista ABPN

Publicado: 2025-09-26

PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO ANTI RACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO DE JOÃO SURÁ

Carla Fernanda Galvão Pereira, Carolina dos Anjos de Borba, Maria Isabel Farias

44-69

LITERATURA INFANTIL QUILOMBOLA

UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Gessiane Ambrosio Nazario, Lucimar Rosa Dias

112-129

CAMINHOS DA ESCOLA E DA DOCÊNCIA QUILOMBOLA EM PINHÕES

Shirley Aparecida de Miranda, Debora Rodrigues Azevedo, Andréia Martins Cunha

130-154

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM COMUNIDADES DO MARANHÃO

Fernanda Lopes Rodrigues, Carlos Benedito Rodrigues da Silva, Acildo Leite da Silva, Ângelo Rodrigo Bianchini, Maria do Carmo Alves da Cruz

155-181

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM SERGIPE

ENTRELAÇANDO DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES E DADOS DO CENSO ESCOLAR

Edinéia Tavares Lopes, Lívia Jéssica Messias de Almeida, Jéssica Araujo dos Santos, Maílson Acácio dos Santos Melo , Magno de Oliveira Barros, Daniela Barreto do Sacramento

235-264

DIÁSPORAS, ARTES E CONHECIMENTOS:

FORMAÇÃO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR KILOMBOLA PARA PROFESSORAS/ES-ARTISTAS

Wagner Leite Viana, Janaina Barros Silva Viana, Gilberto Amâncio de Almeida, Gilmara Silva Souza, Evandro Passos

313-343

CORPO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA:

EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA NO EXREMO SUL BAIANO

Ivalda Kimberlly Santos Portela, Bruno Otávio de Lacerda Abrahão

344-371

AINDA PRECISAMOS FALAR DE PANDEMIA?

PROFESSORAS E MÃES EXPERIMENTANDO MODOS DE FAZER EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Shirley Pimentel de Souza, Naita Aparecida Nunes de Lima, Simone Nunes de Souza Rodrigues

394-411

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