Nota Oficial: Transição na Editoria-chefe da Revista ABPN
2025-07-23
Em uma transição altiva e eterna homenagem ao Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva, apresentamos a nova editora-chefe da Revista ABPN: a Dra. Renata de Melo Rosa.
A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral, membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.
2025-07-23
Em uma transição altiva e eterna homenagem ao Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva, apresentamos a nova editora-chefe da Revista ABPN: a Dra. Renata de Melo Rosa.
2024-09-23
CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE! EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS DA AFRODIÁSPORA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS
Sobre o Dossiê Temático
Visa reunir e divulgar estudos sobre a relação educação e preservação das culturas afrodiaspóricas no Brasil, América Latina e Caribe, que privilegiam abordagens epistemológicas inter/transdisdisciplinar, contra hegemônica e afrorreferenciada, em que o legado africano assume precondição para a produção e desenvolvimento de conhecimento, dentro e fora da academia.
Objetivos
Reunir estudos advindos de autores/as brasileiros/as, latinoamericanos/as e caribenhos/as que conribuam no aprofundamento teórico e metodológico visando novas epistemoligias sobre a temática da preservação cultural na perspectiva de uma educação para as relações étnico-raciais, a partir do protagonismo negro africano. Trata-se de uma coletânea proposta pela área científica Memória & Patrimônio da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) em articulação com a Associação de Pesquisadores Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (AINALC), de forma estimular o desenvolvimento de uma consciência preservacionista sustentável no sentido de garantir o direito à memória e ao pleno exercício da cidadania às comunidades negras da afrodiáspora intérpretes dos próprios patrimônios, importantes elementos de fortalecimento de suas identidades culturais.
Reconhecer e valorizar as referências culturais derivadas da afrodiáspora como patrimônio cultural exige o compromisso com um olhar crítico do ponto de vista político e ideológico com dimensão pedagógica.
v. 19 n. 47 (2025): REVISTA ABPN | JULHO - AGOSTO 2025 | DOSSIÊ TEMÁTICO - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS |
Revista da ABPN | EDIÇÃO JULHO - AGOSTO 2025
v. 19 n. 47 (2025)
Prezadas leitoras, prezados leitores,
É com grande satisfação que apresentamos o dossiê “Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios” – Volume 1: Currículo, estratégias políticas e práticas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola. Ao longo destes artigos, você encontrará reflexões profundas e experiências concretas sobre currículo, formação docente, práticas pedagógicas e a luta por direitos territoriais e educacionais. Os textos reunidos evidenciam a potência dos saberes quilombolas e a importância de uma educação que valorize identidades, memórias e modos de vida ancestrais, tensionando estruturas racistas e propondo caminhos contra-coloniais para a escola brasileira.
Agradecemos imensamente a todas e todos que tornaram esta publicação possível – em especial à equipe editorial da Revista ABPN, que acolheu e apoiou este projeto, e à coordenação do dossiê, liderada por Givania Maria da Silva (ABPN e CONAQ) e Gessiane Ambrosio Nazario (CONAQ), pelo compromisso e dedicação na organização e curadoria dos trabalhos. Agradecemos também ao nosso Conselho Editorial – composto pela editora-chefe Renata de Melo Rosa (Instituto Maria Quitéria), e pelos demais membros do comitê editorial: Delton Aparecido Felipe (UEM/PR), Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (PR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Túlio Henrique Pereira (URCA/CE) e Priscila de Oliveira Xavier Scudder (UFPR) – pelo rigor e dedicação na avaliação e seleção dos trabalhos. Um agradecimento especial também a Yure Gonçalves da Silva (UFPE) pela elaboração da capa, que expressa visualmente a potência dos saberes quilombolas.
Que esta leitura inspire ações, pesquisas e políticas que fortaleçam a educação como ferramenta de emancipação e justiça. Convidamos todas e todos à leitura!
Equipe Editorial da Revista ABPN
Publicado: 2025-09-26
Capes – Portal de Periódicos/Qualis (Brasil)
REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (Espanha)
Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brasil)
INTERNATIONAL INSTITUTE OF ORGANIZED RESEARCH (I2OR)
MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals
Elektronische Zeitschriftenbibliothek
European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH Plus)