Revista da ABPN | EDIÇÃO JULHO - AGOSTO 2025
v. 19 n. 47 (2025)
Prezadas leitoras, prezados leitores,
É com grande satisfação que apresentamos o dossiê “Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios” – Volume 1: Currículo, estratégias políticas e práticas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola. Ao longo destes artigos, você encontrará reflexões profundas e experiências concretas sobre currículo, formação docente, práticas pedagógicas e a luta por direitos territoriais e educacionais. Os textos reunidos evidenciam a potência dos saberes quilombolas e a importância de uma educação que valorize identidades, memórias e modos de vida ancestrais, tensionando estruturas racistas e propondo caminhos contra-coloniais para a escola brasileira.
Agradecemos imensamente a todas e todos que tornaram esta publicação possível – em especial à equipe editorial da Revista ABPN, que acolheu e apoiou este projeto, e à coordenação do dossiê, liderada por Givania Maria da Silva e Gessiane Ambrosio Nazario, pelo compromisso e dedicação na organização e curadoria dos trabalhos. Agradecemos também ao nosso Conselho Editorial – composto pela editora-chefe Renata de Melo Rosa (Instituto Maria Quitéria), e pelos demais membros do comitê editorial: Delton Aparecido Felipe (UEM/PR), Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (PR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Túlio Henrique Pereira (URCA/CE) e Priscila de Oliveira Xavier Scudder (UFPR) – pelo rigor e dedicação na avaliação e seleção dos trabalhos. Um agradecimento especial também a Yure Gonçalves da Silva (UFPE) pela elaboração da capa, que expressa visualmente a potência dos saberes quilombolas.
Que esta leitura inspire ações, pesquisas e políticas que fortaleçam a educação como ferramenta de emancipação e justiça. Convidamos todas e todos à leitura!
Equipe Editorial da Revista ABPN
Publié-e: 2025-09-26