Revista da ABPN | EDIÇÃO JULHO - AGOSTO 2025
v. 19 n. 47 (2025)

Prezadas leitoras, prezados leitores,

É com grande satisfação que apresentamos o dossiê “Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios” – Volume 1: Currículo, estratégias políticas e práticas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola. Ao longo destes artigos, você encontrará reflexões profundas e experiências concretas sobre currículo, formação docente, práticas pedagógicas e a luta por direitos territoriais e educacionais. Os textos reunidos evidenciam a potência dos saberes quilombolas e a importância de uma educação que valorize identidades, memórias e modos de vida ancestrais, tensionando estruturas racistas e propondo caminhos contra-coloniais para a escola brasileira.

Agradecemos imensamente a todas e todos que tornaram esta publicação possível – em especial à equipe editorial da Revista ABPN, que acolheu e apoiou este projeto, e à coordenação do dossiê, liderada por Givania Maria da Silva (ABPN e CONAQ) e Gessiane Ambrosio Nazario (CONAQ), pelo compromisso e dedicação na organização e curadoria dos trabalhos. Agradecemos também ao nosso Conselho Editorial – composto pela editora-chefe  Renata de Melo Rosa (Instituto Maria Quitéria), e pelos demais membros do comitê editorial: Delton Aparecido Felipe (UEM/PR)Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (PR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Túlio Henrique Pereira (URCA/CE) e Priscila de Oliveira Xavier Scudder (UFPR) – pelo rigor e dedicação na avaliação e seleção dos trabalhos. Um agradecimento especial também a Yure Gonçalves da Silva (UFPE) pela elaboração da capa, que expressa visualmente a potência dos saberes quilombolas.

Que esta leitura inspire ações, pesquisas e políticas que fortaleçam a educação como ferramenta de emancipação e justiça. Convidamos todas e todos à leitura!

Equipe Editorial da Revista ABPN

Publié-e: 2025-09-26

LES CHEMINS DE L'ÉCOLE ET DE L'ENSEIGNEMENT QUILOMBOLA DE PINHÕES

Shirley Aparecida de Miranda, Debora Rodrigues Azevedo, Andréia Martins Cunha

130-154

FORMATION CONTINUE DES ENSEIGNANTS POUR L'ÉDUCATION SCOLAIRE QUILOMBOLA

RÉCIT D'EXPÉRIENCE DANS LES COMMUNAUTÉS DU MARANHÃO

Fernanda Lopes Rodrigues, Carlos Benedito Rodrigues da Silva, Acildo Leite da Silva, Ângelo Rodrigo Bianchini, Maria do Carmo Alves da Cruz

155-181

L’ÉCUCATION SCOLAIRE QUILOMBOLA DANS L’ÉTAT DU SERGIPE, AU BRÉSIL

LA PROMOTION DES DIALOGUES AVEC LES COMMUNAUTÉS ET DONNÉES DU RECENSEMENT SCOLAIRE

Edinéia Tavares Lopes, Lívia Jéssica Messias de Almeida, Jéssica Araujo dos Santos, Maílson Acácio dos Santos Melo , Magno de Oliveira Barros, Daniela Barreto do Sacramento

235-264

ÉDUCATION SCOLAIRE QUILOMBOLA : DIASPORAS, ARTS ET CONNAISSANCES :

PROJETS PEDAGOGIQUES POLITIQUES POUR ENSEIGNANTS/ARTISTES

Wagner Leite Viana, Janaina Barros Silva Viana, Gilberto Amâncio de Almeida, Gilmara Silva Souza, Evandro Passos

313-343

AINDA PRECISAMOS FALAR DE PANDEMIA?

PROFESSORAS E MÃES EXPERIMENTANDO MODOS DE FAZER EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Shirley Pimentel de Souza, Naita Aparecida Nunes de Lima, Simone Nunes de Souza Rodrigues

394-411